O HTML é a linguagem base da internet utilizada para desenvolver websites.HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto.Foi criada para ser de fácil entendimento por seres humanos e também por máquinas, como por exemplo o Google ou outros sistemas que percorrem a internet capturando informação.
Quem criou o HTML?
Tim Berners-Lee. Esse é o nome do homem que criou o HTML. Ele criou o HTML para a comunicação e disseminação de pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. O HTML ficou bastante conhecido quando começou a ser utilizada para formar a rede pública daquela época, o que se tornaria mais tarde a internet que conhecemos hoje.
Linguagens de programação web.
Aqui vai algumas linguagens de programação para desenvolvimento web:
HTML
CSS
JavaScript
PHP
Java
MySQL
Python
O que é um Web Designer?
O Web Design é uma área focada no desenvolvimento de interfaces digitais, como layout de sites e aplicativos para a web. Para isso, os web designers criam as páginas usando linguagens de marcação como, por exemplo, o HTML. Por outro lado, a parte visual dos sites fica a cargo do CSS, termo usado para estilizar elementos escritos em HTML. Por isso, é comum que Web Designers usem ambos na construção de um site, pois, juntos, eles definirão como as páginas serão exibidas nos navegadores.
Design gráfico é um segmento do design visual em que o Designer projeta soluções funcionais e de apelo estético através da comunicação visual aplicadas em peças gráficas.A comunicação utilizada em projetos de design gráfico é realizada através do uso de imagens, textos e ilustrações que são distribuídos harmoniosamente aplicando-se os fundamentos do design necessários.Os tipos de designer gráfico são:Design gráfico de identidade visual, Design gráfico de marketing e publicidade, Design gráfico da interface do usuário, Design gráfico editorial, Design gráfico de embalagem e Design gráfico ambiental.
Trabalhos feitos por um designer.
Fora do mundo digital.
Nessa esfera, podemos destacar os seguintes trabalhos de um designer gráfico:
Criação de anúncios para jornais;
Criação de anúncios para revistas;
Editoração de livros;
Desenvolvimento de vinhetas para TV;
Elaboração de identidade visual para empresas;
Criação da marca e suas aplicações, uniformes, cartões de visitas e outros materiais impressos, além de sinalização.
Dentro do mundo digital.
Já no mundo digital, o designer gráfico pode produzir vários outros projetos, como esses:
Criação dos layouts para portais, sites e blogs para a internet;
Criação dos layouts para aplicativos de celulares;
Desenvolvimento visual de games (dos cenários até os personagens);
Criação de anúncios para sites e redes sociais;
Elaboração de campanhas publicitárias para e-mails;
Elaboração de animações para empresas.
Pixel & Bitmap
O que é um Pixel: Pixel é uma combinação dos termos “picture” e “element”. Ou seja, “elemento de imagem”. É a menor unidade de uma imagem digital, independente de sua fonte. Se você pegar uma foto e fizer uma aproximação (zoom), verá uma série de quadradinhos que a compõem. Cada um desses quadros é um pixel. São milhões ou milhares deles.Cada pixel é baseado nas três cores básicas: vermelho, verde e azul. Cada cor possui 256 tonalidades, o que proporciona até 16 milhões de combinações de cores diferentes. São os agrupamentos de pixels em grande quantidade que formam imagens, fotos e frames de vídeos. A qualidade de uma imagem depende de quantos pixels a compõem. Logo, quanto mais pixels, maior a qualidade.
O que é bitmap:O bitmap é um conjunto de pixels (pontos) que carregam uma informação de cor, e é formado pela união desses pixels. A resolução, em DPI, mede a qualidade e nitidez de um bitmap. DPI (“dots per inch”) significa “pixels por polegada”. Quanto maior o DPI da imagem original, maior a definição e qualidade dessa imagem.
Se você está pensando em se dedicar para criar um negócio próprio, é importante escolher algo que realmente goste de fazer.
Sabe por quê?
Primeiro, porque fazer aquilo que gostamos é muito mais fácil, motivador e prazeroso. Lembre-se que trabalhar por conta própria significa, na maioria das vezes, trabalhar ainda mais e ter que dedicar seu máximo para que tudo dê certo. Por isso, se você escolher uma área pensando apenas no lucro, o trabalho pode ser tornar chato e difícil em pouco tempo.
A segunda razão tem a ver com oportunidade.
São raras as pessoas que conseguem encontrar o emprego de seus sonhos, não é à toa que o número de empreendedores tem crescido tanto. Criar um negócio próprio pode ser sua chance de viver de suas paixões e trabalhar com algo que você realmente tem afinidade.
2. Planeje seus gastos
Ter um negócio na internet pode até ser mais barato do que algo físico, mas isso não significa que você pode começar sem se planejar financeiramente. Todo empreendimento envolve gastos, e as pessoas que não se preparam para isso podem ter dificuldades para levar o negócio adiante. Por isso, antes de começar, verifique cuidadosamente todos os gastos que você possivelmente terá. Faça uma lista de tudo o que você precisará pagar, como fornecedores, plataformas, ferramentas e até mesmo outros funcionários. Pense, ainda, que nem sempre tudo sai exatamente como o planejado. Pode ser que você precise recorrer a um dinheiro extra para lidar com imprevistos.
3. Conheça seu mercado
Essa é uma das dicas mais importantes sobre como montar um negócio na internet! Por mais que sua ideia seja incrível, nenhum negócio vai para frente sem um público interessado. Sendo assim, antes de começar, pesquise o mercado para saber se há demanda para o que você quer oferecer. Confira blogs, sites e redes sociais que falam sobre o nicho em que você atua, participe de grupos e fóruns de discussão e conheça outros negócios que estão no mesmo ramo que o seu. Assim, você vai conseguir identificar se o mercado está saturado, se ainda há oportunidades ou se é melhor investir em algum outro produto ou serviço.
4. Entenda quem é seu público
Agora que você já sabe como está o mercado, está na hora de descobrir todas as características possíveis de seu público. Você precisa entender quais são suas dores, objeções e necessidades para conseguir oferecer a solução ideal. Para tornar esse processo ainda mais eficiente, você precisa ir além da pesquisa de público-alvo e criar a persona de seu negócio, ou seja, definir detalhadamente o perfil do cliente ideal para seu negócio.
5. Defina suas estratégias de marketing
Alguns profissionais se esquecem que a divulgação de seu produto é tão importante quanto as outras etapas da criação de um negócio.
É um desperdício se esforçar tanto para tirar as ideias do papel e não conseguir mostrar o valor de seu produto para as pessoas certas, não é mesmo?
Por isso, quando estiver pensando em como montar um negócio na internet, empenhe-se bastante para conhecer e definir as melhores estratégias para divulgar o que você fez.
Existem várias maneiras de fazer isso, e algumas das opções de marketing digital são:
O Facebook é uma das rede social mais usada proporcionado assim uma ótima opção para Marketing Digital, podendo ser feita a criação de grupos ou páginas para fazer a divulgação do seu produto ou loja, além de poder estar conhecendo novas pessoas que podem estar ajudando a compartilhar seu produto, grupo ou página. Fazendo com que seu negócio ganhe mais clientes e consumidores.
– Instagram.
O Instagram é uma rede social a onde as pessoas compartilham, tiram e curtem fotos, além de ser uma rede social para as empresas e lojas divulgaram fotos do seus produtos, serviços ou divulgações. Podendo também fazer interações com seu público nos stories.
– Twitter.
O twitter é uma rede social igual o Facebook porem focada nos Tuites e também nas hashtags assim ficando mais fácil para divulgar ou atrair clientes e consumidores.
O termo Home Office traduzido significa escritório em casa. Na prática, nada mais é que o profissional ter uma estrutura na própria casa para realizar suas tarefas de trabalho como se estivesse alocado na empresa. Contudo, ele ganha variações como, trabalho remoto ou teletrabalho, já que muitos profissionais optam por muitas vezes por trabalharem em outros lugares como espaços de coworking, cafeterias, hotéis, etc. Qualquer lugar que ofereça a tecnologia e espaço necessário para o desempenho das funções.
GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.
O Inkscape é um programa de gráficos vetoriais de qualidade profissional que roda em Windows, Mac OS X e GNU/Linux. É usado por entusiastas e profissionais de design em todo o mundo, para a criação de uma grande variedade de gráficos, tais como ilustrações, ícones, logotipos, diagramas, mapas e gráficos da web. O Inkscape usa o padrão aberto SVG (Scalable Vector Graphics) do consórcio W3C como seu formato nativo e é uma aplicação de uso livre e de código aberto.
O Inkscape tem ferramentas sofisticadas de desenho com recursos comparáveis ao Adobe Illustrator, CorelDRAW e Xara Xtreme. Ele pode importar e exportar diversos formatos de arquivo, incluindo SVG, AI, EPS, PDF, PS e PNG. Tem um grande conjunto de funcionalidades, uma interface simples, suporte a multi-idiomas e foi projetado para ser extensível; os usuários podem personalizar as funcionalidades do Inkscape com extensões.
Vetor x Bitmap
Gráficos de bitmap (raster).
Os gráficos de bitmap são os tipos mais comuns e são compostos de pixels coloridos. Pixels são definidos como pequenos quadrados, de diferentes cores que, uma vez juntos, formam uma imagem.
Ilustrações bitmap podem ser, por exemplo, fotos de natureza. Essas imagens possuem transição de tons de forma sutil e muitas vezes são compostas por milhões de cores. A dificuldade em trabalhar com os gráficos bitmap é que, ao ampliá-los, ocorre a perda de definição e uma diminuição considerável na qualidade. Formatos de arquivos comuns de dados de imagem de bitmap incluem PSP, BMP, GIF, JPEG e PNG para o uso da Internet e TIFF para o uso de impressão.
Os pixels também são utilizados para exibir imagens em monitores e suas dimensões de impressão são definidas pelo DPI (dots per inch).
Gráficos em Vetor.
Os gráficos vetoriais não são construídos por pixels (embora sejam exibidos na tela do computador como pixels). Eles são, na verdade, formados através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas e formas preenchidas. Logotipos de empresas são, muitas vezes, gráficos vetoriais e normalmente trabalhados com quantidade de cores limitadas, embora possam apresentar gradientes e sombreamento para produzir os mais sofisticados elementos.
Os gráficos vetoriais são, geralmente, muito menores em tamanho do que os gráficos de bitmap. Porém, se imagens bitmap são encaixadas dentro do vetor, o tamanho do arquivo geralmente será maior. Já se os gráficos de bitmap são incorporados em arquivos vetoriais (por exemplo, um EPS), o elemento bitmap do gráfico vai sofrer em termos de qualidade, se redimensionado.
Os gráficos vetoriais são criados em aplicativos como o Adobe Illustrator ou Corel Draw. Eles não têm um DPI nativo como uma imagem bitmap e pode ser redimensionado em qualquer tamanho sem perder a qualidade. Formatos de arquivos comuns para os gráficos vetoriais são EPS, CDR e AI.
Aplicações no mercado de trabalho.
Para desenhistas de todos os tipos.
O processo de desenho pode começar por rabiscos em um guardanapo, um mapa mental esboçado, uma foto de um objeto memorável, ou uma maquete em uma aplicação que realmente não permitiria a conclusão do projeto. O Inkscape pode ajudá-lo desta fase para o projeto final, elevando seu trabalho à um nível profissional já pronto para a publicação na web ou na forma física.
Se você é iniciante no processo de criação de gráficos vetoriais, isso pode soar estranho, mas rapidamente você ficará satisfeito com a flexibilidade e com o poder que o Inkscape lhe oferece. O desenho com vetores muitas vezes é o método preferido para a criação de imagens de logotipos, ilustrações e arte que requerem alta escalabilidade. O programa Inkscape é usado em uma grande variedade de segmentos da indústria (publicidade/marcas, Engenharia/CAD, gráficos para a web, desenhos animados) e uso individual.
Editoração Profissional.
Todos os projetos do Inkscape podem ser exportados em formatos amigáveis para navegadores da web ou impressoras comerciais corporativas. É multiplataforma, o que significa que é fácil de executar no Windows, Mac OS X e distribuições Linux
O LibreOffice incorpora várias aplicações que a tornam a mais avançada suíte de escritório livre e de código aberto do mercado.
O processador de textos Writer
Planilha Calc
Editor de apresentações Impress
Aplicação de desenho e fluxogramas Draw
Banco de dados Base
Editor de equações Math
Funções dos programas LibreOffice
Processador de textos Writer
O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, um editor de texto é um programa com recursos para formatação de texto, com imagens, objetos e tabelas. O Writer possui vários recursos para edição de texto, tais como: Recursos básicos, Design e Estruturação, Editoração Eletrônica, Criação de Desenhos, Inserção de Figuras e Interface Flexível.
Planilha Calc
Calc é um software de planilha eletrônica multiplataforma de código aberto, sua característica mais marcante, que difere entre os demais programas de planilhas, é o sistema que define automaticamente as séries para representar gráficos com base na disposição dos dados do usuário.Nessa planilha, o número limite de linhas é de 1 milhão por planilha e o número limite de colunas é de 1024 por planilha.
Editor de apresentações Impress
O Impress é o programa de apresentação incluído no LibreOffice, onde você pode criar slides que contenham vários elementos diferentes, incluindo texto, listas com marcadores e numeração, tabelas, gráficos e uma vasta gama de objetos gráficos tais como clipart, desenhos e fotografias.O Impress inclui também um verificador ortográfico, um dicionário de sinônimos, estilos de texto, e estilos de plano de fundo.
Aplicação de desenho e fluxogramas Draw
Draw permite a você produzir qualquer documento de editoração eletrônica a partir de um esboço rápido de um plano complexo, e lhe fornece os meios para se comunicar com gráficos e diagramas. Com um tamanho de página máximo de 300 por 300 centímetros, Draw é um excelente programa para a produção de desenhos técnicos, pôsteres gerais etc. Draw permite a você manipular objetos gráficos, agrupá-los, cortá-los, objetos de uso em 3D e muito mais.
Banco de dados Base
Base é um completo programa de banco de dados para o usuário, projetado para atender às necessidades de uma ampla gama de usuários. O Base também serve para os usuários avançados e os requisitos corporativos, e oferece mecanismos de suporte nativo para alguns dos motores de banco de dados multiusuário mais amplamente utilizados: MySQL/MariaDB, Adabas D, MS Access, Firebird e PostgreSQL. Além disso, o suporte embutido para os mecanismos JDBC e ODBC permite que você se conecte a praticamente qualquer outro mecanismo de banco de dados existente.
Editor de equações Math
Math é o editor de fórmulas da suíte LibreOffice, que pode ser chamado em seus documentos de texto, planilhas, apresentações e desenhos, para que você possa inserir fórmulas matemáticas e científicas perfeitamente formatadas. Suas fórmulas podem incluir uma vasta gama de elementos, de frações, termos com expoentes e índices, integrais, além de funções matemáticas, com desigualdades, sistemas de equações e matrizes.
Basicamente a Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governo, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.
Quem inventou a internet e sua história?
Basicamente, foi o Departamento de Defesa dos EUA. A rede de computadores surgiu no final da década de 1960, durante a Guerra Fria, enquanto os norte-americanos e a União Soviética travavam uma acirrada disputa tecnológica. O projeto, idealizado pela Advanced Research and Projects Agency (Arpa) e financiado pela Nasa e pelo Pentágono, tinha como objetivo criar uma rede que fosse capaz de armazenar dados e resistir auma destruição parcial – caso houvesse, por exemplo, um ataque nuclear. Após anos de pesquisas e testes, em 1969,a rede Arpanet entrou em operação, ligando quatro instituições: Universidade da Califórnia (Los Angeles), Universidade da Califórnia (Santa Bárbara), Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah.
Riscos da internet
1. Vírus Existem vários tipos de vírus e todos eles são prejudiciais para o computador. É possível encontrá-los em diversos ambientes e, normalmente, o vírus infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e depois tenta se espalhar para outros computadores. Para se prevenir deste perigo basta manter seu antivírus atualizado e estar sempre atento caso seu PC apresente problemas de lentidão ou outros sintomas esquisitos.
2. Spams O spam é uma mensagem eletrônica não autorizada pelos internautas, mas que são enviadas da mesma forma. Possuem o objetivo de lotar a caixa de e-mail de seus receptores e, algumas vezes, podem conter vírus que prejudicam o computador do internauta. Para se livrar deste problema basta marcar o e-mail como spam e, da próxima vez que receber uma mensagem deste remetente, ela será automaticamente considerada um spam.
3. Páginas falsas As páginas falsas são uma forma de fraude eletrônica que tem o objetivo de adquirir informações pessoais dos internautas que a acessarem. Elas também são chamadas de phishing e sempre tentam induzir seus visitantes a colocarem os dados. As favoritas para se tornarem falsas são as páginas de banco. Para se proteger, toda a vez que for acessar seus dados pessoais tente usar a navegação InPrivate que os navegadores oferecem.
4. E-mails maliciosos Há vários tipos de e-mail que possuem o objetivo de roubar informações pessoais dos internautas. Algumas vezes eles utilizam grandes empresas, como bancos, para poderem persuadir o receptor a entrar no link e fornecer seus dados. Promoções bizarras também pipocam nas caixas de e-mail. Sempre que receber algo suspeito, investigue. Se tiver dúvidas, não acesse ou clique em qualquer link.
5. Pessoas mal intencionadas A internet tem a vantagem – ou desvantagem – de poder preservar a identidade de seus usuários. Muitas pessoas adquirem outras personalidades para conseguirem persuadir os internautas. As intenções são as mais variadas, desde crackers tentando roubar informações pessoais até pedófilos tentando marcar encontros. Para evitar este perigo basta não se comunicar com estranhos. Tanto nas redes sociais como por e-mail, apenas converse com quem tenha contato.
Linux é sistema operacional baseado em Unix feito para desktops parecido com o Windows e MacOS sua difereça é que o sistema e Open Source, o linux pode ser modificado e livremente distribuido.
História do Linux
Linux tem sua história no ano de 1991 pelo estudante universitário finlandês Linus Torvalds.O projeto não foi criado totalmente por ele mas sim foi uma variação do Minix.
Em 1988, Linus ingressou na Universidade de Helsinki no curso de Ciências da Computação. Após montar um computador no qual passou a adotar o Minix (um sistema operacional baseado no Unix, porém gratuito e criado por Andrew S. Tanenbaum um renomado professor de computação que é conhecido pelos diversos livros que escreveu para a área). Devido a observar as dificuldades deste sistema (especialmente com relação ao uso de terminal para conexão), Linus resolveu criar um programa para a emulação de terminal que funcionasse independente do Minix.Como o programa de emulação mostrou-se mais satisfatório do que o esperado, Linus começou a pensar que outras carências do Minix poderiam ser supridas.
Quem Criou o Linux?
O criador do Linux foi Linus Torvalds, nasceu em 28 de dezembro de 1969 em Helsinki na Finlândia e sua família era uma das poucas cuja linguagem adotada como principal era o Sueco ao invés do Finlandês Embora fosse filho de jornalistas, Linus começou a demonstrar seu interesse pelo “mundo geek” cedo, obtendo sempre grande destaque em campos como a Matemática e Física.
Top 5 melhores distribuições Linux
1- Ubuntu
Ubuntu é uma distribuição Linux produzida pela empresa africana Canonical. Ele é um sistema operacional completo que pode ser instalado em computadores PC e Mac. O sistema é um dos Linux mais populares da atualidade.
Por padrão, o Ubuntu usa a interface gráfica (ou ambiente) Unity, formada basicamente por uma barra de tarefas que fica no lado esquerdo da tela e um painel na parte superior.
Além dessa interface, a Canonical também fornece variantes com outros ambientes gráficos e diferentes conjuntos de aplicativos como o Edubuntu, Ubuntu GNOME, Kubuntu, Ubuntu Kylin, Lubuntu, Mythbuntu, Ubuntu Studio, Xubuntu, Ubuntu MATE e Ubuntu Budgie.
2- Linux Mint
Linux Mint é um sistema operacional baseado nas distribuições Ubuntu e Debian, que fornece versões com os principais desktops atuais (Cinnamon, MATE, KDE e Xfce). Essa distribuição oferece um desktop elegante e confortável, além de poderoso e fácil de usar.
3- Fedora Linux
Fedora é um sistema operacional Linux baseado na distribuição Red Hat e que utiliza o ambiente GNOME como desktop padrão. Essa distribuição lança novas versões aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões de teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema de correção de bugs.
4- Zorin OS
Zorin OS é uma distribuição do sistema operacional Linux baseada no Ubuntu. Está principalmente orientada a usuários novatos em Linux, porém familiarizados com sistemas operacionais Windows. Utiliza ambientes de desktop GNOME na maior parte de suas versões e Xfce em sua versão Lite, que é voltada a computadores antigos ou limitados.
5- Deepin
O Deepin é uma distribuição Linux baseada em Debian. Ele foi criado pela chinesa Wuhan Deepin Technology.A interface do Deepin é muito charmosa e proporciona uma experiência incrível, diferente de algumas distribuições que são menos “polidas”. A verdade é que o Deepin é quase um Linux “Nutella” perto dos Linux considerados “Raiz”.Ele é bem parecido com Windows e tem seu próprio ambiente desktop (Deepin Desktop Environment). Inclusive, a barra de tarefas pode ser usada no modo eficiente (que parece o Windows 10) ou no modo fashion (que parece o Mac OS). O menu parece o do Android. Porém, se você clicar no botão do canto superior, ela fica bem parecida com o Windows..